Skip to main content

A função da barreira cutânea e como protegê-la

A função da barreira cutânea e como protegê-la

A água é parte essencial da vida. Num corpo adulto, 70% da pele é água. Dois terços dessa água está nas camadas mais profundas da derme, enquanto o terço restante fica na epiderme. A pele atua como escudo natural contra agressões externas e regula a perda de água. A hidratação é fundamental para manter a saúde da barreira cutânea. Ou seja, para uma pele saudável, você precisa abastecer sua pele com água com frequência.

Contudo, o envelhecimento da pele e as agressões externas são fatores que impedem que a película hidrolipídica (uma película de proteção que cobre a superfície da pele) cumpra sua função como barreira e reguladora de perda de água. As disfunções da barreira cutânea e suas consequências são bastante simples: se perdemos hidratação, a pele perde vitalidade e se desidrata.

Se a pele não tem água, sua função como barreira se deteriora mais cedo. Ficando sem uniformidade e com a pele desidratada, perdendo elasticidade e flexibilidade. Assim, surgem as linhas de pele seca e desidratada. Totalmente sem brilho.

Como entender melhor a diferença entre uma pele hidratada e uma pele desidratada:

Pele hidratada
Pele hidratada de maneira adequada
Camada córnea
(Barreira natural)
Pele desidratada
Escamas nos lipídeos intercelulares (o cimento da pele)
Consequência: perde-se água mais rapidamente
Pele que sofre com desidratação
Camada córnea
(Barreira natural)

A consequência dessa falta de água é a desidratação da pele. A pele desidratada pode provocar uma sensação de repuxe, um tipo de hipersensibilidade que se dá quando não se usam produtos adequados. Para recriar a película hidrolipídica, a pele desidratada às vezes produz sebo/oleosidade em excesso, reação conhecida como hiperseborreia. Esse é o alerta final para reidratá-la.

Contudo, fique tranquila. Pele desidratada é uma condição transitória e reversível. Se você usar produtos para a manutenção da barreira cutânea adequados, desenvolvidos especialmente para hidratar a pele, e adotar uma rotina diária de beleza e cuidados para a pele, junto com um estilo de vida saudável, sua pele pode recuperar toda a flexibilidade e o vigor natural.

Vale lembra que qualquer pessoa pode ter desidratação da pele. É importante atentar ao que sua pele precisa para oferecer uma resposta adequada. Também é importante entender perfeitamente a diferença entre um tipo de pele e sua condição, que é transitória. Você pode ter desidratação da pele e ter pele seca mas pele seca é um estado permanente que define um tipo específico de pele.

Confira a rotina matinal recomendada para peles sensíveis

Descubra como deixar sua pele impecável

Responda nosso quiz e descubra como deixar sua pele ainda mais bonita e saudável.